Caso ainda não seja de conhecimento de todos, informamos que, a partir de outubro de 2025, a revista Veterinary Anesthesia and Analgesia (VAA) passou a adotar o modelo de acesso aberto (open access), permitindo que todo o conteúdo publicado seja livremente acessado pela comunidade científica.
Entretanto, a partir dessa mudança, a publicação de artigos na revista passou a ter custo, e trata-se de um valor considerado elevado para muitos pesquisadores.
O professor André Escobar tentou intermediar a obtenção de algum tipo de desconto específico para os associados, porém, até o momento, não foi possível obter êxito nessa negociação.
Em contrapartida, a equipe editorial da revista solicitou que fosse informado aos pesquisadores brasileiros que, em função da classificação do Brasil como país de renda média-alta (Upper-Middle Income Country – UMIC), os autores sediados no país são elegíveis a um desconto aproximado de 30% nas taxas de publicação.
Além disso, foi recomendado que os pesquisadores interessados em publicar na VAA considerem a associação à AVA (Association of Veterinary Anaesthetists), uma vez que a filiação pode possibilitar descontos adicionais nas taxas de publicação.
O CBAV considera essa informação relevante para seus associados envolvidos com pesquisa e produção científica e coloca-se à disposição para divulgar atualizações futuras sobre o tema.