Hoje o dia amanheceu meio estranho para incontáveis pessoas ao redor do mundo com a passagem de Claudio Natalini. Em 19 de junho de 2023, Dr. Natalini, Nata ou Claudio, perdeu a batalha contra a Síndrome Endoplasmática diagnosticada no inicio do ano.
Ele perdeu essa batalha, mas nos seus 62 anos, completados em maio, ele venceu a guerra. Cariúcho, como ele se identificava, sua carreira começou na Universidade Federal Fluminense, onde se graduou em Medicina Veterinária em 1984. Com inúmeras conquistas e a alma de cigano, é impossível mencionar todos os lugares por onde morou, mas incluíram um mestrado em Santa Maria, um PhD em Minnesota, professor na Universidade Federal de Santa Maria, Louisiana State University, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Adelaide, culminando seus títulos com a tão desejada Diplomacia em Anestesiologia Veterinária pelo Colégio Americano em 2016, e por fim professor na Mississippi State University.
Claudio fez historia na anestesiologia veterinária, principalmente trabalhando com analgesia de equinos, mais recentemente com seus peixes, mas a principal historia sao as vidas que ele marcou. Gerou polêmica, era teimoso, e lutava pelo que acreditava. Uma pessoa carismática, sempre com um sorriso e uma piada, e com um respeito pelos animais e uma paixão pela anestesiologia que era quase mágico vê-lo trabalhar.
Com um dom de ensinar, marcou inúmeras pessoas, movia mundos e fundos para ajudar seus alunos alcançarem seus objetivos, e foi o responsável por vários brasileiros conseguirem a diplomacia americana e deslancharem em suas carreiras, seus filhos anestésicos. Claudio sempre será a nossa inspiração.
Em nome dele, gostaria de agradecer toda a ajuda e suporte recebidos nos últimos meses. Claudio alcançou a imortalidade, pois vivera para sempre nos seus filhos anestésicos e através deles.
Descanse em paz, e ate breve.
Monica Midon